sexta-feira, 22 de julho de 2011

Museu da Informatica...

Fugindo um pouco do esporte, criei este espaço para estampar um pouco sobre como tudo começou e se trasnformou neste universo técnologico, para aqueles que ainda não conhecem apresentarei o primeiro mouse desenvolvido no mundo. O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. Englebart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing” (que vem do Windows). 

O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.

Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mause começou a ser usado em PC's.

Há mais de 40 anos, no dia 9 de dezembro de 1968, o inventor norte-americano fez uma palestra de 90 minutos em San Francisco para apresentar o mouse, "o equipamento que permitia a manipulação de informações exibidas na tela". Segundo a publicação “Guardian”, cerca de 1 mil pessoas se reuniram no centro de convenções Brooks Hall para testemunhar a primeira “aparição pública” do mouse. Podemos dizer que este Rato amigo completará este ano 42 anos.

Nenhum comentário: