terça-feira, 29 de março de 2011

Categorias de Base....

Ao receber a noticia nesta manhã de terça feira do presidente da liga santiaguense e meu amigo Luciano vieira sobre a definição da realização dos campeonatos das categorias de base, eu sinceramente fiquei sem resposta.
A dificuldade em manter todos os campeonatos existentes hoje poderia até mesmo impedir a realização de uma campeonato com tamanha responsabilidade, se a moeda possui dois lados hoje no futebol amador de santiago não é diferente e quando estes dois lados falam a mesma lingua so poderia terminar em um final feliz.

Em reunião com o prefeito JULIO RUIVO e LUCIANO VIEIRA, prefeitura e Liga chegaram a um acordo e no segundo semestre será realizada as competições Sub 10, Sub 12, Sub 14 de futebol sete, categorias visadas onde se descobrem os futuros talentos existentes em todos os cantos da cidade.
O conhecimento do atleta liga-se com o fator humano, com aspectos psicológicos. Isto foi reforçado na medida em que a influência nas fases de formação é muito grande durante a criação de um jogador.
Enquanto os grandes clubes se preocupam somente em lucros, e, por outro lado, os jovens criam imagens e admirações por ídolos, à ética vai indo por água a baixo. Já que, futuros craques são vendidos muito cedo.

Torna-se necessária uma reflexão, e, acreditar numa valorização maior da base. Com a crise dos clubes de futebol, este aspecto fica cada vez mais complicado de ocorrer. Tudo porque os jovens necessitam estar prontos para jogar no profissional sem antes, nem mesmo “ter pêlo no corpo”.

A peneira ou popular Peneirão é um processo excludente. O importante é valorizar o garoto na sua infância. Entretanto, o sucesso quando “pequeno” não garante sucesso ao ser “adulto”. O futebol evolui, e, uma promessa tem que evoluir constantemente.

Será com certeza uma competição importante para a comunidade, a oportunidade de muitos de nossos valores que só encontramos em cantos da cidade. Parabéns ao Luciano e ao Julio Ruivo por um iniciativa que é bem vinda a todos nós.

Nenhum comentário: