quinta-feira, 31 de março de 2011

O que é Futebol?

Uma definição simples...

"O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas.

É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos."

Simples né? Mas também poderiamos considerar que...

"Futebol não é espetáculo. Se fosse, não existiria retranca e nem estaria focado nos resultados. Uma ópera, um concerto, um filme são espetáculos. Futebol é conflito, exercido dentro de regras rigorosas, que a toda hora são transgredidas, porque somos vocacionados para o confronto e não tem apito que segure, uma representação da guerra: 22 pessoas se enfrentam para ver quem ganha, multidões carregam bandeiras e cantam hinos épicos. A torcida é a população civil, exposta à metralha e ao bombardeio, enquanto os 22 jogadores são as Forças Armadas. Há ainda os cartolas, que são os estrategistas, e a crônica esportiva, que são os correspondentes de guerra."

Nada disso....

Futebol é amizade, futebol é paixão além do esporte, futebol é a oportunidade de ser um cidadão, a oportunidade que muitos não tiveram e poderam ter sem o preconceito não importa a cor, o sexo, a classe social, futebol é mais que um diversão é a união de povos, origens e culturas, futebol é você ligar para seus amigos e marcar uma pelada, tomar aquela cervejada em uma roda de amigos e voltar para casa com o dever cumprido, qual dever? De ter o prazer de ter praticado o esporte mais amado do mundo, sem violencia, corrupção e mercenarismo...

Nenhum comentário: