terça-feira, 14 de junho de 2011

Alex da Rosa...

Pouco se sabe do santiaguense, eu particularmente, depois daqueles 6x1 em cima da argentina pelas eliminatórias e a midia destancando sua atuação, pela cidade alguns comentaram sua passagem pelo futebol local, fotos daqui, outros detalhes dali, até o momento não sei o paradeiro de sua familia, mas sei que hoje Alex esta no Bolivar da Bolivia, País que o acolheu de braços abertos, mas o jogador surpreendentemente jogou por "tudo" como se diz na giria dos boleiros. Confira o histórico do atleta.

"Álex Rodrigo da Rosa Comelles (ou Álex da Rosa – 1/6/76) é natural de Santiago (RS) e ficou mais conhecido na mídia brasileira após ser autor de um dos gols do massacre boliviano contra a Argentina em que a Bolívia venceu por 6×1.

Álex começou sua carreira no futebol profissional pelo Caxias mas ainda com 19 anos foi emprestado ao FC Zürich da Suíça. Retornando ao futebol brasileiro, Álex da Rosa permaneceu no Caxias até 1997 para depois se transferir ao São Bento. O meia-atacante ainda atuou por Uberlândia e Brasil de Pelotas antes de ir para o futebol boliviano em 1999.

Álex da rosa jogou pelo San José e pelo Oriente Petrolero em 1999 mas retornou ao Brasil no ano seguinte. Encaminhando-se para ser mais um dos andarilhos do futebol, o gaúcho passou por Rio Preto, Grêmio Maringá e Serrano para então tentar a sorte no futebol europeu no MTK Budapest, clube da Hungria.

O “baixinho” (ele mede 1,72m) ficou pouco tempo na Hungria e retornou ao futebol boliviano assinando pelo Mariscal Braun marcando 20 gols em 38 jogos. Álex foi contratado pelo The Strongest onde continou marcando vários gols e foi campeão dos torneios Apertura e Clausura de 2003. Em março de 2004, após conseguir se naturalizar boliviano, atuou pela primeira vez na seleção em uma derrota para o Chile na altitude de La Paz.

Com pouco espaço em sua equipe, no início de 2005 Álex foi transferido para o pequeno Bonner SC da Alemanha (clube que hoje está no corresponde à quinta divisão alemã). Depois disso, disputou 4 jogos pelo Deportivo Tolima da Colômbia em 2006 para retornar ao futebol boliviano pelo Aurora.

Álex da Rosa continuou a ganhar espaço no cenário boliviano após se transferir para o Blooming onde sequer atuou por ter sido afastado por indisciplina. Pouco tempo depois retornou ao San José, clube que abriu as portas do gaúcho para o futebol boliviano. Pelo San José, Álex da Rosa voltou a ter destaque disputando a Libertadores, sendo campeão do Clausura de 2007 e artilheiro do Apertura 2009 com 18 gols em 22 jogos. No Clausura deste ano, Álex disputou 6 partidas e marcou 5 gols.

Pela seleção boliviana, o retorno aconteceu em 2009, 5 anos após sua estréia. Álex foi o camisa 10 contra a Argentina, em La Paz, num jogo em que a Bolívia venceu por um histórico 6×1, maior derrota da história da Argentina em conjunto com outro 6×1 contra a Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1958 e duas vezes 5×0: contra o Uruguai em 1959 e contra a Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. Álex da Rosa marcou um dos 6 gols da partida. O gaúcho ainda disputou mais 3 partidas pela seleção boliviana totalizando 5 jogos."

Desde a temporada 2010 Alex esta no Bolivar da Bolivia.

Nenhum comentário: