domingo, 19 de junho de 2011

O futebol é surpreendente...

Não faz muito tempo, uma das coisas que me dava mais prazer --também por ser uma missão complicada-- era analisar e comentar uma partida de futebol. 

Cada jogo tinha várias mudanças de esquemas e situações durante os 90 minutos. Pequenas --e grandes-- alterações táticas e de posicionamento, que faziam o ritmo da partida mudar totalmente. Também havia substituições que surpreendiam e transformavam o andar do jogo e, que realmente, poderiam ser classificadas como mudanças. 

Ou seja, um minuto de distração para quem estava analisando o jogo e você poderia perder o detalhe que fez mudar o resultado. Cada partida se tornava um desafio para ser analisada, pois era difícil prever o que aconteceria. 

Hoje, tendo que acompanhar semanalmente as partidas do nosso futebol em santiago, é fácil perceber que todas estão com um roteiro bem definido. Não há surpresas, antes de a bola começar a rolar, você já sabe exatamente o que irá acontecer, períodos das mudanças e, sem muito esforço, é fácil descobrir as substituições que serão realizadas. 

Nesta tarde tudo poderia acontecer, a ambição pelo titulo poderia ter prejudicado? Não sei talvez, a boa qualidade da equipe, tema colocado em pauta a semana toda e o tempo todo pela imprensa, também poderiam causar uma queda? não se culpa esse ou aquele, grupo fechado é grupo fechado, na vitória ou na derrota. 

O fato é que cada jogo é um jogo, cada jogo tem sua história, e quando eu digo que tudo poderia acontecer, aconteceu, o Futebol é uma caixinha de surpresas, nunca se sabe o pensamento do outro lado, não se estuda o adversário dentro do seu patrimonio, e segue assim o futebol, vence quem faz o melhor acontecer.

Nenhum comentário: